voltar
 

   

TRATAMENTO DE QUELÓIDES

                Quelóides consistem em uma “cicatrização exagerada e desgovernada”. Caracterizam-se por uma cicatriz grossa, dura, com nódulos que podem se expandir para os tecidos normais, onde não existiam cicatrizes. O tratamento dos quelóides pode consistir apenas na infiltração seriada de medicações (corticóides)dentro da lesão, para amaciá-las, e reduzir sua projeção. Entretanto, há casos em que opta-se por sua retirada cirúrgica, seguida da infiltração acima, ou do tratamento imediato com betaterapia.
                Estas lesões tendem a reaparecer após a sua retirada. O paciente deverá ser monitorado no consultório.
                Ocorrem com mais freqüência em negros, orientais. Principalmente se forem jovens. Atingem preferencialmente a orelha, e região anterior ou posterior do tórax (incluindo ombros).
                O comportamento do quelóide não é muito previsível. Pode ocorrer em pessoas que nunca o apresentaram anteriormente, mas também pode deixar de ocorrer em pessoas que sempre os possuíram. Podem aparecer apenas em alguns segmentos de uma mesma cicatriz, como também, ocorrer em uma cicatriz,e na cicatriz adjacente não ocorrererem.
                É importante dizer que existe uma redução na incidência de quelóides à medida em que envelhecemos.

 
 
 
 
 
2007 © Silmar Grey. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BM Comunicação