AUMENTO OU PREENCHIMENTO DOS LÁBIOS (E SULCOS) - QUEILOPLASTIA
Com o passar dos anos os lábios tornam-se mais finos, e enrugados. Após os 40 anos o vermelhão da boca começa a sofrer inversão e atrofia. Os cantos da boca também podem desviar-se para baixo e afundar-se. Isto poderá gerar um aspecto de amargura e tristeza. A aparëncia"carnuda" dos lábios, poderá ser substituída por uma boca com muitas rugas. Tais rugas poderão ainda avançar para a região entre o nariz e o lábio superior
A correção destas deformidades poderá ser através do preenchimento com materiais temporários ou definitivos. Dentre temporários, cita-se a aplicação de ácido hialurônico. O resultado é imediato e não requer internação hospitalar, ou afastamento do trabalho. Parte do material injetado é absorvido pelo organismo. Poderá ser reaplicado repetidas vezes. Isto aumentará a durabilidade dos benefícios.
Quanto aos materiais definitivos citamos o uso de tecidos do próprio corpo da paciente que serão enxertados dentro dos lábios (aponeuroses ou gorduras). No caso de lipoenxertia, há de se considerar que parte da gordura é reabsorvida pelo organismo. Poderá haver necessidade de complementação posterior, mesmo que seja realizado uma supercorreção cirúrgica em alguns pacientes.
Nos casos em que houver grande flacidez de pele, que distorce os lábios, poderá ser necessária a associação de cirurgia da face (ritidoplastia ou face lifting). Através desta operação, pode-se , de forma complementar, elevar os cantos da boca, e atenuar o sulco nasogeniano
A retirada de um fuso de pele transverso, na base do nariz, é outro procedimento que poderá ser associado, e visa reduzir a altura do lábio superior, e permitir a exposição da borda incisiva dos dentes superiores centrais. Esta abordagem promoverá eversão (maior largura e exposição externa) do lábio superior.
Para pacientes acima de 18 anos que possuem o vermelhão dos lábios muito finos e estreitos, existe uma técnica cirúrgica que consiste em retirar uma fina faixa de pele e deslizar o vermelhão dos lábios superiores para cima, e se necessário também o vermelhão dos lábios inferiores para baixo, ampliando a espessura dos lábios. A incisão é na borda do vermelhão labial, e a técnica é conhecida como Bardotização, em decorrëncia da característica dos lábios da atriz francesa Brigitte Bardot (hoje análoga á fama dos lábios da atriz Angelina Jolie). Esta cirurgia deixa os lábios mais carnudos e sensuais, e a cicatriz fica disfarçada ao redor da boca, podendo ser “escondida” com o uso de batom.
Já a aplicação de toxina botulínica na musculatura subjacente dos lábios, promoverá redução das rugas peri-orais. O laser, e a dermoabrasão da pele ao redor da boca também contribuem para isto, pois modulam as fibras de colágeno da pele.
|