A flacidez e acúmulo de gordura embaixo do queixo, podem causar uma aparência de queixo duplo, e perda de definição da linha da mandíbula. Geralmente as pessoas jovens tëm o rosto triangular e a borda da mandíbula é bem marcada. Com o envelhecimento, e queda dos tecidos, pode-se formar uma papada. A parte inferior do rosto pode tornar-se quadrada e confundir-se com o pescoço.
Existem dois tipos de procedimento que são utilizados para restaurar o aspecto jovem do submento: a lipoaspiração e o lifting de pescoço. Estas cirurgias podem ser realizadas isoladamente, ou associadas, dependendo de cada caso.
A lipoaspiração isolada é indicada para pessoas mais jovens, ou que tenham somente um acúmulo de gordura abaixo do queixo. Isto porque possuem uma pele elástica, capaz de retrair no pós-operatório.
Recomenda-se o uso de faixa elástica no submento, por curtos períodos durante o dia, para reduzir o edema rapidamente no pós-operatório de lipoaspiração.
O lifting de pescoço permite tratar e reforçar o músculo platisma, e tracionar a pele flácida e redundante nas pessoas de mais idade. A incisão é realizada atrás orelha, e se necessário, outra embaixo do queixo, para tratar a musculatura local.