O Valor da Estética no Mundo Moderno
Vivemos em uma sociedade competitiva que valoriza a beleza, e incentiva o culto ao corpo perfeito. A mídia exibe de forma globalizada modelos com corpos esculturais, e não há como ignorar esta realidade: “BELEZA PÕE MESA”!
A beleza confere poder, pois é traduzida como credibilidade. No mundo atual ter credibilidade significa vender mais as suas idéias (pessoais ou profissionais). Por exemplo: Quando somos abordados por uma pessoa bonita, a nossa primeira reação é dar-lhe crédito, e ouvir o que ela tem a nos dizer. O mesmo não ocorreria diante de uma pessoa que não valoriza a apresentação pessoal. Estas já deparam, por antecedência, com a nossa rejeição. Não damos a mesma atenção e ouvidos ao que estas pessoas querem falar. Não nos identificamos com a imagem descuidada que apresentam. Nosso cérebro automaticamente relaciona a imagem do indivíduo, ao que ele pode oferecer. Assim boa aparência, significa boas idéias, e o contrário, perda de tempo!
A beleza também confere qualidade de vida. Após a cirurgia o paciente cicatriza traumas e frustrações. Conseqüentemente melhora a auto-estima. Com a confiança aumentada em si mesmos, adquirem coragem para retornar à vida social entre amigos. O fantasma do medo de rejeição desaparece.
Todos querem ser belos, e hoje a tecnologia avançada permite tratamentos mais rápidos e seguros. Tanto o tempo de internação, quanto o tempo necessário para o repouso pós-operatório tem diminuído com o advento de técnicas mais delicadas. Cirurgias como as de pálpebra, pequenas lipoaspirações, e algumas cirurgias de mamas, dentre outras, podem ser realizadas no sistema Day-Hospital. Neste sistema o paciente tem alta no mesmo dia da operação. Quanto à segurança, esta advém da seriedade do profissional, que além de não dispensar os exames pré-operatórios para realização do risco cirúrgico, cerca-se de ambientes com infra estrutura adequada a cada tipo de procedimento.
O Verão está chegando, e o desejo por um corpo e rosto mais belos aumenta. O calor permite o uso de roupas mais leves e curtas, e assim maior exposição corporal. Tal realidade leva um número maior de pessoas às academias de ginástica e consultórios de cirurgiões plásticos. Entretanto os pacientes devem estar atentos à formação de seu médico, assim como aos cuidados recomendados no pós-operatório. A atenção a estes fatores aumentará as chances de sucesso cirúrgico e de satisfação com o tratamento.
O Dr.Silmar Grey é cirurgião plástico, Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, formado no RJ com o Prof. Ivo Pitanguy, com experiência internacional, e atua em BH em seu consultório na av.Contorno 4747, Ed Lifecenter, sala 1109. Tel 3283.9880
|